Tantra

O Tantra é uma filosofia comportamental que tem como princípio básico o sentir. Um praticante do verdadeiro Tantra é acima de tudo um meditador, ser tantrico é estar totalmente presente no momento presente, é estar imerso na experiência do agora. Sendo assim, tudo que o individuo faz é profundamente experienciado, ao tomar banho ele sente o toque da água, a temperatura, os aromas...

O Tantra originou-se há aproximadamente 3 mil anos atrás no Vale do Indo, onde hoje é a Índia, com os povos Drávidas.
O Tantra nada julga nada determina ou condena, não faz diferenciação entre bem e mal, certo ou errado, sua natureza é matriarcal, sensorial, naturalista e desrepressora.
Nessa cultura a mulher é fortemente exaltada, a mãe está no centro desta comunidade, e por isso a torna desreprimida e sensorial, você já deve ter notado que as mães são mais carinhosas e tocam mais em seus filhos, e também aplicam menos intensidade ao repreender a prole.
No Ocidente o Tantra é muitas vezes mal interpretado e até mesmo confundido com pornografia.

Infelizmente quando se pensa em Tantra logo se pensa em Sexo Tantrico ou Massagem Tantrica, porém são apenas dois aspectos desse estilo de vida. Ninguém passa a vida inteira ininterruptamente recebendo massagem ou praticando sexo, portanto se o Tantra tratasse unicamente desses dois aspectos ele deixaria de observar tantos outros fatores que compõem o cotidiano e seria incompleto.

A pessoa que dedica sua vida ao Tantra o pratica enquanto trabalha, enquanto cozinha, enquanto toma chá, banho e em todas as outras atividades diárias. O Tantra é um estilo de vida, um estado de espírito, não é uma religião, e te conduzirá a um estado elevado do Ser Humano, tornando-o cada vez mais consciente de sua real natureza e elevando as suas capacidades como ser Humano que é, não o conduzirá a estados lunáticos e nem alucinógenos, muito pelo contrário, o deixará mais lúcido e consciente.

O Tantra é uma arte extremamente simples e natural, porém o ser Humano consegue complicar o simples. Olhe os pássaros no céu, uma criança, um animal selvagem, todos eles são naturais, vivem a sua mais intima espontaneidade.
Poucas pessoas estão prontas para o Tantra. Para vivenciar verdadeiramente essa filosofia, é preciso em primeiro lugar deixar de lado as ansiedades
O individuo que vive no Tantra degusta cada uma de suas experiências com profundidade, sejam elas agradáveis ou desagradáveis, não está ansioso por vivenciar a próxima experiência, ele está completamente imerso em seu momento presente e absorve tudo o que há para ser assimilado nessa vivência do aqui agora, independentemente do que seja.

Fonte Pâmi Garcia Blog‏

Um comentário:

  1. "O Tantra é uma filosofia comportamental que tem como princípio básico o sentir.........
    .........................................
    O Tantra é um estilo de vida, um estado de espírito, não é uma religião......"

    Muito bom este texto!
    Bjs.

    ResponderExcluir