Ovos são deliciosos e fazem bem à saúde!

Taxado como o grande inimigo da saúde coronária durante décadas, os ovos começam e ser redescobertos agora como um dos alimentos mais completos e saudáveis que se tem à disposição.
Os ovos são reconhecidamente ricos em proteínas e vitaminas lipossolúveis, importantíssimas para o bom funcionamento dos nossos hormônios e do organismo como um todo.

Ovos obtidos à moda antiga, a partir de galinhas criadas solta, ciscando, contêm praticamente todos os nutrientes de quem se tem conhecimento científico nos dias de hoje, mas são especialmente ricos em vitaminas A e D (vitaminas lipossolúveis).

Os ovos caipira também são ricos em uma proteína específica, necessária para a integridade das membranas celulares. Eles também são uma excelente fonte de ácidos graxos de cadeia longa, conhecidos como EPA e DHA, que são de importância vital no desenvolvimento do sistema nervoso dos bebês e a manutenção da acuidade mental nos adultos – não é de se espantar que os asiáticos tradicionais considerem o ovo como sendo o “alimento do cérebro”.

A gema do ovo é a fonte mais concentrada de que se tem notícia de colina, uma vitamina do complexo B encontrada na lecitina que é necessária para manter o colesterol se movendo na corrente sanguínea.

Quando quebrado, o ovo deverá apresentar uma gema amarela escuro, quase avermelhada. A clara apresenta duas partes definidas bem evidentemente: uma bem viscosa em torno da gema e uma mais líquida no perímetro.

E o que falar sobre o eterno medo da salmonela? Bem, o problema existe, porém é muito relacionado aos métodos de produção, condições de higiene e o extenso uso de antibióticos que ocorre nas “produções em série” das granjas. Em geral os ovos de galinha caipira produzidos e armazenados em boas condições, em espaços saudáveis oferecem pouca ou nenhuma chance de transmitir salmonela. relacionada a ovos crus.
Você pode e deve consumir gemas cruas, mas as claras cruas devem ser consumidas apenas ocasionalmente, já que contém uma substância chamada avidina, que interfere na absorção da biotina, uma vitamina do complexo B. A clara crua também contém inibidores de tripsina, que interfere com a digestão de proteínas. Estes antinutrientes são facilmente neutralizados durante o cozimento.

Ovos caipiras de qualidade são ricos em metionina, um aminoácido importante e quase inexistente na base alimentar atual, de grãos. Também são boas fontes de caroteno e vitamina A, tiamina (vitamina B1) e niacina.
Os ovos também são uma das poucas fontes direta de vitamina D. No que diz respeito a minerais, os ovos são ricos em ferro “heme”, a forma de ferro mais aproveitável pelo organismo humano, mais cálcio e fósforo.

E o medo do colesterol?
Há o relato de um estudo em que os voluntários consmiam 18 ovos por dia (sim, dezoito ovos por dia!!!) e ainda assim apresentaram níveis reduzidos de colesterol. Doces e “junk foods”, estes sim promotores de taxas perigosas de colesterol e total inimigos do coração.

Outro estudo realizado pela American Cancer Society revelou que indivíduos que não consumiam ovos morriam mais de infarto e ataques cardíacos do que os consumidores rotineiros de ovos. Este foi um estudo grande e convincente, que envolveu mais 800 mil pessoas.

Os ovos são um dos alimentos mais saudáveis e completos de que se tem notícia no planeta. Não deixe faltar esta preciosidade no cardápio dos seus filhos, desde a mais tenra idade! Ofereça ovos na forma de ovos cozidos, ovo quente (de gema mole), omeletes, ovos mexidos, suflês, fritadas, quiches, etc.

Além de muito saudáveis, os ovos são extremamente versáteis e práticos de se preparar. Em dias de tempo curto, os ovos mexidos ficam prontos mais rápido do que um macarrão instantâneo e com certeza serão uma refeição muito mais saborosa e nutritiva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário