Chá: Um prazer

Sempre gostei muito de chá.

Nós só podemos chamar de chá as bebidas originadas da planta Camellia Sinensis, que dá origens aos chás preto, verde e oolongo. As misturas desta planta com outras são os chamados chás aromatizados. Todos os demais são infusões.

O chá surgiu na China, por volta de 2700 a.C. Depois, ele foi para o Japão e para a Índia, mas somente no ano de 600d.C. Ele foi levado à Europa pelos portugueses e holandeses Ele foi trazido para o Brasil por Dom João VI, há 200 anos com a vinda da família real portuguesa ao Brasil. Dom João trouxe muda da China e elas foram plantadas por padres no Jardim Botânico. Mais tarde, os imigrantes japoneses também trouxeram consigo mudas de chá e plantaram na área que hoje abriga o viaduto do chá, em São Paulo. China, Índia, Siri Lanka, Japão, Indonésia e Quênia são os principais produtores.

Os chás são divididos de acordo com seu processo de fermentação em três tipos: os verdes, que não sofrem fermentação; os oolongos, de média fermentação e os pretos, de alta fermentação.

Eu sempre digo que chá é prazer. Portanto, você pode tomá-lo da forma que quiser. A forma mais usada de tomar o chá com leite é misturar duas colherinhas de leite bem concentrado ao chá preto bem forte. Esta é a forma que ele costuma mais agradar ao paladar.

Cada tipo de chá precisa respeitar tempos de infusão e temperatura de água diferente.
Verde – 1 a 3 minutos de infusão, com a água em temperatura entre 60°C a 90°C.
OOlongo – 2 a 5 minutos, em água recém fervida
Preto – 5 a 10 minutos de infusão, também em água recém fervida

Como os chás de saquinho são muito triturados para estarem nos saquinhos, eles podem perder qualidade e sabor. Além disso, não temos como saber o que de fato está triturado dentro daquele saco. O papel usado como filtro também pode conter cloro, o que altera o sabor da bebida. Portanto, eu não recomendo o consumo de chás em saquinhos.
Normalmente, os chás são consumidos com as sobremesas, mas eles podem ser deliciosos também com pratos salgados. O chá verde mais indicado para os peixes e alimentos leves em geral. Já o chá preto e oolongo caem melhor com carnes vermelhas. Mas eu sempre digo: um bom chá preto combina com tudo!

Cuidar para não passar o tempo de infusão, equilibrar as quantidades de chá e água, não usar uma água ruim e chás de baixa qualidade.

Gosto de tomar chá com alguma companhia.

2 comentários:

  1. Oi Vanilda,
    Já que o chá está servido, vim até aqui para lhe fazer companhia neste espaço tão delicioso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Estelinha querida que prazer te receber para um chazinho.
    Obrigada pela visita...Volte sempre.

    ResponderExcluir