Proteínas
Quantas vezes eu ouvi que para ter um aporte proteico é necessário comer carne regularmente. Do ponto de vista nutricional tal ideia não tem fundamento cientifico.

A proteína não é necessária para temos energia. Em primeiro lugar, a função da proteína não é fornece energia. O que nos fornece energia são os glúcidos (hidratos de carbono, açúcares) e de alguma forma os lipídios (gorduras).

Na realidade uma ingestão excessiva de proteína afeta o organismo podendo provocar problemas nos rins, má assimilação de minerais conduzindo a problemas como a osteoporose e é um dos principais causas de doenças cardiovasculares, em particular quando as proteínas ingeridas são maioritariamente de origem animal.

Não necessitamos de comer carne ou mesmo peixe, ovos, ou laticínios para ter quantidade suficiente de proteína. Apesar de eu pessoalmente comer peixe, sei de um número enorme de pessoas em todo o mundo que têm uma alimentação quase que exclusivamente vegetariana há muitos anos, sem qualquer tipo de deficiência proteica.
Se houver suficiente variedade na alimentação é quase impossível desenvolver carência proteica.
Quando na alimentação diária ingerimos cereais leguminosas, sementes, os diferentes aminados combinam-se perfeitamente dando-nos um aporte proteico adequado.
Em todas as culturas ao longo da historia se comeu arroz com feijão, trigo com lentilhas, e outros feijões.

Um outro ponto a considerar é a forma como as proteínas são assimiladas, é o valor biológico e a digestabilidade das proteínas o que determina a sua qualidade nutricional.

Interessantemente a proteína presente na carne não é tão facilmente assimilável.
O arroz integral, por exemplo, tem um (NPU de 70) enquanto que a carne de porco, boi e frango tem (NPU de 65). O peixe tem um (NPU de 80) pelo que a expressão (peixe não puxa carroça) não tem qualquer validade de um ponto de vista cientifico.

((NPU ou Net Protein Utilization, ou seja, o valor biológico e a digestabilidade das proteínas).

Em resumo não é necessário comermos carne para ter quantidade suficiente de proteínas. Peixe é muito melhor, não apenas pela proteína utilizável ser superior, mas também porque tem muito menos gordura saturada e contem ácidos gordos que são preventivos de doenças cardiovasculares.

A carne em excesso contribui para problemas como: doenças cardíacas, artrite, gota, alguns tipos de cancro, entre outros males.

Existem alimentos de origem vegetal com uma enorme quantidade de proteína.
Leguminosas, (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico).
Tofu, oleaginosas e mesmo alguns vegetais como os cogumelos ou os brócolis muito mais saudáveis.
Cereais, sobretudo integrais, como aveia, trigo, arroz, cevada e centeio também contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas. Por exemplo, uma refeição de arroz com feijão é equilibrada e fornece todos os aminoácidos essenciais.

Saúde a todos...

Um comentário:

  1. Huuuuummm!
    Adorei esta foto e as informações também, é claro.
    Adoro comer tudo isso. Peixes e brócolis é tudo de bom.
    Beijos de sua fiel seguidora.

    ResponderExcluir