A Linfa.

A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios) para funcionar como um relógio.
Quer desintoxicar?

A natureza nos deu um fantástico serviço de limpeza que percorre o corpo inteiro e retira tudo o que não serve, mas que só funciona quando existe movimento: É o Sistema Linfático.

Formado por milhares de pequenos vasos semelhantes às veias e artérias, ele trabalha de baixo para cima, portanto contra a gravidade. Isso significa que, se ficarmos parados, a sujeira estagna. Se ficarmos imóveis durante sete dias, os tecidos morrem.

O que o sistema linfático conduz é a linfa; um fluido clarinho transparente e esbranquiçado, levemente amarelado ou rosado, alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente pelo plasma e por glóbulos brancos, formado principalmente por células linfócitos e micrófagas, famosas por tirar bactérias e outros bichos de circulação. É a chamada "linha de frente" do sistema imunológico.

A linfa remove também os excessos de líquido e proteína que os tecidos não conseguem absorver. Aí é que está o pulo do gato por uma simples razão: Mesmo não tendo bactérias no organismo, sempre existem os excessos e sobras. E isso... engorda, dói as juntas, inflama tecidos, entope os tubos e atrai oportunistas como bactérias, fungos, protozoários, vermes...

No corpo parado tudo prolifera. No corpo em movimento, os músculos fazem pressão sobre os vasos linfáticos e bombeiam a linfa para cima. Ela assim pode vencer a resistência das minúsculas válvulas que impedem seu retorno para baixo e chegar aos gânglios linfáticos, onde é filtrada.

Por isso é que os gânglios incham quando há infecção.

O que está acontecendo lá dentro? As micrófagas (literalmente "grandes engolidoras"),engolem bactérias, células cancerosas, toxinas, substâncias alergênicas e partículas estranhas de qualquer tipo, enquanto os linfócitos se reproduzem e geram anticorpos para enfrentar os elementos perigosos.

Esse incrível sistema faxineiro também inclui as amigdalas, as adenoides no nariz, que são massas de tecido linfático, ou seja, feitos de linfócitos e micrófagas, as manchas de Peyer (pequenas concentrações linfáticas ao longo do intestino delgado), o baço, o timo, a medula óssea e o apêndice e ainda está associado a muitas regiões das membranas mucosas que revestem quase todos os órgãos, especialmente do sistema digestivo, respiratório e geniturinário.

É uma equipe trabalhando o tempo todo.

Mas o melhor é que ninguém precisa decorar nomes nem saber explicar o que acontece para fazer o que interessa: Mexer-se!!

Só o movimento de respirar já bombeia a linfa. Respirar fundo e cantar então, nem se fala. Andar é bom. Andar em passo acelerado, com ritmo e entusiasmo, melhor ainda. Muitas pessoas curam-se de gripes jogando tênis, por exemplo.

Consta que com o esforço, a temperatura sobe e liquida os vírus; mas agora sabemos que o movimento da linfa desempenha papel importantíssimo na limpeza, inclusive dos vírus.

Massagens de drenagem linfática são ótimas para desintoxicar. Escovar o corpo de baixo para cima, também. Aquela bucha natural que se passa na pele durante o banho é maravilhosa.

Deitar de cabeça para baixo em um plano inclinado, por alguns minutos, ajuda muito...

Mas, nada se compara ao efeito de dançar, pular corda, nem que seja por 10 minutos. São fácil e divertido, os movimentos acontece naturalmente, a cabeça fica oca e aparece uma sensação corporal de rara alegria.

Experimente!...Mexa-se

Texto retirado do livro: Paixão emagrece, amor engorda.

Autora: Sonia Hirsch


Um comentário:

  1. Oi,
    Voltouuuuuuuuuu...ela voltou.
    Quando eu era mais nova, bem mais nova, fazia tudo isso: dançava, pulava e adora ficar plantando bananeira... Mas hoje,nem uma drenagem linfática.
    Tenha um Ótimo Ano Novo.
    Bjs.

    ResponderExcluir