Rotina saudável

Para melhorarmos a nossa qualidade de vida, vale a pena termos em conta os horários naturais e os limites do nosso organismo, que podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, existe uma rotina standard a considerar, de acordo com os horários ocidentais que se regem pelo meridiano de Greenwich.

Hora de acordar: O horário ideal para despertarmos é entre as 7h e às 8h da manhã. A partir das 6h, o nosso corpo produz um hormonio, o cortisol, que nos faz acordar. Entre as 7h e às 8h, a taxa de cortisol no nosso corpo atinge a sua concentração máxima que favorece um acordar espontâneo e com boa disposição.

Lazer: Das 9h às 10h, é um bom horário para os relacionamentos amorosos, pois a taxa de serotonina (neurotransmissor ligado ao prazer) encontra-se no seu expoente máximo. A satisfação aumenta, logo, este é também o horário aconselhado para recebermos massagens de relaxamento.

Trabalho: Um horário excelente para o trabalho é das 10h às 12h. Nesse período, o nosso estado de vigilância atinge o seu pico e a nossa memória de curto prazo está mais ativa. É o momento certo para refletirmos, discutirmos ideias e encontrarmos inspiração.

Descanso: Entre as 13h e às 14h surge uma quebra que não se deve unicamente à digestão do almoço, mas também a uma diminuição da adrenalina. Para voltamos ao ritmo normal, basta uma sesta de 20 minutos.

Movimento: A nossa forma física atinge o seu auge entre as 15h e as 16h, enquanto, simultaneamente, diminui a nossa capacidade intelectual.

Poluição: A partir das 18h, o nosso organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Nesta altura, devemos limitar o consumo de cigarros e evitar, se possível, os engarrafamentos no trânsito. É também neste horário que a nossa atividade intelectual e o estado de vigília atingem um novo pico.

“Happy Hour”: O horário entre as 20h e as 21h é o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que fiquemos embriagados mais rapidamente se ingerirmos bebidas alcoólicas.

Sono: A melatonina (hormonio do sono) invade progressivamente o nosso corpo a partir das 18h. Mas é a partir das 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros a cada duas horas.

Regeneração: Das 21h à 1h da manhã surge uma fase muito importante do sono, porque coincide com o pico da produção do hormonio do crescimento, indispensável à renovação das células e à recuperação física.
Estes relógios endógenos permitem-nos preparar antecipadamente, para determinadas atividades, obtendo assim uma melhor produtividade.

2 comentários:

  1. Vanilda,
    Nesse nosso mundo moderno, isto vira um sonho, uma utopia.
    A gente faz tudo desencontrado, não dá pra ser feliz (rssss).
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mami.... dicas muito interessantes, conhecer o ritmo do próprio corpo e respeitá-lo é essencial para manter a saude e o equilibrio. Pequenas mudanças, grandes resultados . obrigada...bjosss.

    ResponderExcluir